Núcleo de Acompanhamento de Estágio Não Obrigatório

Equipe responsável por receber solicitações de estágio, verificar a regularidade dos documentos, avaliar as atividades desenvolvidas pelos estagiários, monitorar o desempenho por meio dos relatórios recebidos, avaliar as instalações das concedentes e orientar os estagiários sobre direitos e obrigações previstos na Lei n.º 11.788/2008. Apresentamos a seguir as exigências da Faculdade de Farmácia para as principais solicitações:
 
Contratação de Estágio
  • Comprovação de matrícula regular;
  • Plano de Atividades de Estágio;
  • Termo de Compromisso de Estágio.
Renovação de Estágio
  • Inexistência de pendências;
  • Comprovação de matrícula regular;
  • Termo Aditivo.
DÚVIDAS FREQUENTES:
  1. Quais as atividades do "Núcleo de Acompanhamento de Estágio Não Obrigatório" (NAENO) ?
    • Registro - Etapa de cadastramento do estagiário ou regularização de alguma pendência;
    • Revisão - Análise dos documentos conforme as normas legais e institucionais;
    • Avaliação - Professor orientador avalia o plano de atividades e os relatórios de estágio;
    • Liberação - Os documentos assinados pela Diretoria são liberados após as etapas anteriores.
       
  2. Como entregar os documentos durante a pandemia da COVID-19? Devido a suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas (Portaria nº 111/2020) como medida preventiva à propagação do novo coronavírus, os documentos estão sendo recebidos apenas digitalmente no momento. Ressaltamos que cada tipo de documento deve ser enviado como arquivo único, no formato PDF, legível (resolução ideal de 300 dpi), completo, sem rasura e devidamente assinado.
     
  3. O que é o "Plano de Atividades de Estágio"? É um planejamento feito pela concedente ou supervisor de estágio sobre todas as atividades que serão executadas no estágio. Esse documento serve para o professor orientador avaliar progressivamente a formação do estagiário.
     
  4. O que é o “Termo Aditivo”? É um documento formal que serve para modificar as cláusulas do “Termo de Compromisso de Estágio”. Exemplos: interrupção ou renovação de estágio, atualização do supervisor, inclusão ou exclusão de benefícios, atualização da apólice do seguro contra acidentes pessoais.
     
  5. Quando os relatórios de estágio devem ser enviados ao NAENO? O estagiário deve apresentar os "Relatórios Parciais" do estagiário e do supervisor de estágio (modelos disponíveis no final da página) a cada 6 meses a partir do início do estágio. Os "Relatórios Finais" só deverão ser entregues quando o estágio for de fato concluído ou cancelado.
     
  6. O estágio não obrigatório pode ser aproveitado como "atividade complementar”? Sim. Para tanto, é necessário que todos os relatórios de estágio sejam entregues e não haja nenhuma pendência no cadastro. O estagiário deverá apresentar o  "Relatório Final do Estagiário", assinado pelo professor orientador do NAENO, à Secretaria Administrativa do Colegiado de Farmácia no período determinado para "Aproveitamento de Carga Horária Complementar".
     
  7. O que fazer quando o estágio for suspenso ou cancelado? A concedente precisa nos comunicar através de um documento assinado (Ofício ou Termo Aditivo) que comprove a suspensão, informando os dados do estagiário, data, motivo e período da interrupção. Caso seja cancelado, o estagiário deve apresentar o "Termo de Rescisão" emitido pela concedente e os "Relatórios Finais".
     
  8. O que acontece se os documentos ou relatórios de estágio não forem entregues? O cadastro do estagiário fica irregular, implicando em atrasos de novas solicitações, indeferimento da renovação de estágio, indeferimento de aproveitamento de carga horária complementar e também poderá ter o estágio desligado a pedido da Universidade Federal da Bahia.

DOWNLOAD: 
 
ATENDIMENTO:

07h - 13h | Klaus Malheiros – klaus.malheiros@ufba.br
13h - 19h | Amine Valverde  amine.valverde@ufba.br
 
PRAZO DE RETORNOAté 3 dias úteis.