Manuais e Orientações

MANUAIS:

Manual do Pesquisador (V 3.2)    enlightened

Manual do Pesquisador - Projetos Co-participantes  (V 3.2) enlightened

Pendências Frequentes em Protocolos de Pesquisa enlightened

Guia de Perfis de usuário do sistema Plataforma Brasil  enlightened

 


ORIENTAÇÕES:               

Para solicitar a apreciação de um Projeto de Pesquisa no CEP/FAR, realize inicialmente a leitura da Resolução CNS 466/12 e resoluções complementares (CONEP RESOLUÇÕES) e siga as instruções abaixo:

1. Os projetos de pesquisa e documentos complementares deverão ser submetidos em uma (01) via na Plataforma Brasil com todos os documentos requeridos pelo CEP devidamente assinados e digitalizados.

2. A FOLHA DE ROSTO DO PROJETO DE PESQUISA será preenchida na Plataforma Brasil e, após assinada pelo Pesquisador Responsável e também pelo Diretor da Instituição Proponente, deve ser digitalizada e anexada na referida plataforma.

3. Os documentos necessários para submissão de projetos ao CEP/FAR, e respectivos modelos, encontram-se disponíveis no abaixo.

4. Todos os membros da equipe de pesquisa apresentados no documento modelo do CEP/FAR (Equipe Detalhada) devem ser registrados na Plataforma Brasil no campo Equipe de Pesquisa;

5. As reuniões do CEP/FAR se realizam mensalmente, sempre na última terça-feira do mês, exceto nos meses de fevereiro, junho e dezembro. 

6. Os projetos de pesquisa deverão ser submetidos na Plataforma Brasil em até dez (10) dias antes de cada reunião mensal do CEP/FAR para que sejam apreciados ainda no mesmo mês;

7. A não apresentação de toda a documentação implicará a recusa do projeto de pesquisa pela secretaria do CEP/FAR.

8. Qualquer proposta de modificação no projeto original deve ser apresentada ao CEP através de EMENDA, com a justificativa que a motivou. Esclarecemos que as emendas devem ser redigidas de forma clara e sucinta, identificando a parte do protocolo a ser modificado e suas justificativas (ver modelo abaixo). Além disso, é necessário anexar na Plataforma Brasil a versão atualizada do projeto de pesquisa, destacando as modificações propostas.

9. Proposta de prorrogação ou continuidade da pesquisa com os mesmos sujeitos recrutados, sem mudança essencial nos objetivos e na metodologia do projeto original deve ser solicitada ao CEP através de um pedido de EXTENSÃO.

10. Novo protocolo de pesquisa deverá ser apresentado ao CEP sempre que houver modificações importantes de objetivo e método da pesquisa.

11. Toda tramitação do projeto deverá ser realizada via Plataforma Brasil. O CEP/FAR não receberá documentos impressos referente ao protocolo de pesquisa, a não ser em casos que o referido Comitê solicitar.

 


Veja mais:

Apresentação do CEPFAR

Documentos obrigatórios para submissão de Protocolos de Pesquisa

Modelos de documentos