Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas

O Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas é formado por 12 doutores, 4 mestres e dois especialistas, com titulação nas seguintes áreas: Biologia Celular e Molecular, Bioquímica Clínica, Genética, Imunologia, Microbiologia, Patologia e Toxicologia. Atualmente, é o único departamento da Universidade Federal da Bahia, responsável pela formação em Análises Clínicas, ministrando seus docentes as seguintes disciplinas do curso de Farmácia: Bioquímica Clínica Citologia Clínica, Hematologia, Imunologia Clínica, Imunologia das Infecções, Microbiologia Clínica, Micologia Clínica, Parasitologia Clínica, Toxicologia e Toxicologia Clínica.

As atividades de pós-graduação Lato Sensu são representadas por dois cursos de especialização: Curso de Tópicos Especiais em Análises Clínicas e Curso de Especialização em Microbiologia, que se encontram na quarta e segunda turmas, respectivamente. Mais de uma centena de profissionais exercendo as suas atividades em laboratórios clínicos públicos e privados já foram especializados nestes dois cursos. Diversos docentes atuam como professores permanentes de cursos Stricto Sensu da UFBA, reconhecidos pela CAPES: Programa de Pós-Graduação em Imunologia, Patologia Humana e Experimental e Ciência Animal nos Trópicos. Cerca de duas dezenas de dissertações de mestrados e cinco teses de doutorado destes cursos Stricto Sensu, nas áreas de Imunologia, Hematologia, Microbiologia e Parasitologia, já foram orientadas e desenvolvidas nos laboratórios de pesquisa do Departamento de Análises Clínicas.

A produção científica, documentada nos currículos Lattes dos seus docentes em revistas Qualis Internacional A ou B, de impacto comprovado mundialmente, é altamente expressiva. Tal produção é o resultado de pesquisas financiadas pelo CNPq, DECIT/Ministério da Saúde, FAPESB e Banco do Nordeste, sendo principalmente representado por artigos em Imunologia Aplicada, Auto-imunidade, Diagnóstico Molecular de Doenças Hematológicas, Deslipidemias, Diagnóstico Laboratorial de Infecções e Epidemiologia Molecular.

A infra-estrutura operacional do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFBA é comparável às melhores existentes no mundo, possuindo automação total em Bioquímica Clínica, Hematologia, Imunologia Clínica, além de possuir todas as ferramentas básicas para Biologia Molecular, Parasitologia Clínica, Microbiologia Clínica e Toxicologia. Atualmente o Laboratório de Extensão em Análises Clínicas do Departamento é credenciado pelo Sistema Único de Saúde, para procedimentos de média e alta complexidade em Patologia Clínica. Podem ser citados os exames para diagnóstico de hemoglobinopatias, doenças auto-imunes, imunodeficiências e alergia, infecções virais, bacterianas e fúngicas.

Chefe:
Profª Dra. Márcia Cristina Aquino
 
Vice-chefe:
Profª Draª Ana Leonor Pardo
 
Secretaria:
Tânia Maria do Amparo Santos
71-3283-6917