Notícias

Pesquisador americano discute uso de modelo animal em estudos de neurotoxicologia na Faculdade de Farmácia

O neurobiólogo Michael Aschner, Ph.D., professor e pesquisador americano do Albert Einstein College of Medicine (New York) conhecido por sua pesquisa sobre o efeito de metais pesados ​​no cérebro realiza palestra sobre o uso de um nematódeo como modelo animal em pesquisas de neurotoxicologia na Faculdade de Farmácia da UFBA.

Professora da Faculdade de Farmácia desenvolve estudos de Pós Doutorado na Espanha

A professora Maria do Carmo, Doutora em Administração Pública atualmente está licenciada realizando curso de Pós Douturado no Instituto Ibero-Americano da Universidade de Salamandra, na Espanha. Seus estudos, no campo das organizações,  estão direcionados no desenvolvimento de propostas de estruturação do sistema de saúde no Brasil, com base nos conceitos de regionalização e descentralização.

Aché Laboratórios alerta sobre falso spam envolvendo o medicamento Decongex® Plus

O Aché Laboratórios esclarece que, ao contrário do que vem sendo divulgado em uma corrente que está circulando via internet (SPAM), o medicamento Decongex Plus® (maleato de bronfeniramina e cloridrato de fenilefrina) NÃO contém em sua formulação a substância fenilpropanolamina, atendendo a resolução RDC nº 96 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 08 de novembro de 2000, que proibiu o uso da referida substância.  Inclusive, de acordo com um comunicado da Anvisa, de maio de 2004, “a fenilpropanolamina não existe mais no Brasil há três anos e meio”.

Campanha de fotoeducação seleciona estudantes

A Campanha Nacional de Fotoeducação - Orientações farmacêuticas na luta contra o câncer de pele - tem como objetivo realizar orientações quanto ao uso correto de protetores solares e cuidados com a pele para a proteção contra o câncer. Trata-se de uma ação coordenada pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU) que em 2016 envolveu 78 Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Faculdade de Farmácia promove debate sobre atenção farmacêutica em drogarias

Com o intuito de promover debates sobre o campo da Assistência Farmacêutica e a atuação do farmacêutico na contemporaneidade, de modo a estimular a reflexão e a análise crítica, bem como contribuir para a formação de profissionais que saibam responder as reais necessidades da sociedade, foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Assistência Farmacêutica (NEPAF) o projeto de extensão Assistência Farmacêutica em Debate.

Faculdade de Farmácia obtêm conceito 5 (máximo) no ENADE 2016 e 4 Estrelas na avaliação do Guia do Estudante

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que em 2016 avaliou os cursos da área de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins.

Ministério da Saúde publica a 9º Edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais

Em portaria publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Saúde estabeleceu a nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename 2017, lista que define medicamentos para a

Pesquisadora da Universidade de Quebec faz palestra sobre Segurança Alimentar e Contaminantes Ambientais na Faculdade de Farmácia

Pesquisadora da Universidade de Quebec Dra. Myram Fillion, UQAM,  faz palestra na Faculdade de Farmácia, UFBA dia 11 próximo às 11h a convite do LabTox.