Núcleo de Estudo e Pesquisa em Assistência Farmacêutica - NEPAF

Grupo de pesquisa formado desde 2005, que busca contribuir na reflexão e construção dos conceitos didáticos, institucionais e filosóficos da Assistência Farmacêutica, acesso aos medicamentos e utilização racional dos mesmos, além de apoiar e desenvolver pesquisas neste campo.

Histórico

A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, consciente da sua responsabilidade para com a formação permanente do farmacêutico, iniciou-se desde o ano de 1998, um programa de capacitação do profissional farmacêutico, através do desenvolvimento de atividades de estudo, pesquisa e assessoria técnica aos serviços de saúde pelo Centro de Estudo em Assistência Farmacêutica (CEAFAR) da Faculdade, e da realização de um curso de pós-graduação, latu senso em Assistência Farmacêutica com foco na gestão, coordenado pela professora Maria do carmo Lessa Guimarães. O primeiro curso ocorreu no ano de 1998, após aprovação pela Câmara de Pós Graduação da Universidade.

Após esta experiência, o CEAFAR transformou-se em Núcleo de Estudo e Pesquisa em Assistência Farmacêutica (NEPAF), certificado pela Universidade Federal da Bahia e CNPQ, desde o ano de 2004. Com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB),  o NEPAF formulou um modelo metodológico para avaliar a gestão da assistência farmacêutica.

Tal modelo foi aplicado, a título de estudo piloto, em dois municípios do estado da Bahia, e para sua validação contou com a contribuição e análise de profissionais envolvidos com a assistência farmacêutica da OPS, do Ministério da Saúde e da ANVISA além de farmacêuticos atuando em Secretarias Estaduais de Saúde de alguns estados brasileiros. Após esta validação este modelo vem sendo difundido para outros municípios do estado da Bahia e para  outros estados brasileiros com o objetivo de contribuir para difundir a cultura da avaliação nos serviços públicos.

Veja mais em:

Biblioteca sobre Assistência Farmacêutica