FACULDADE

DE FARMÁCIA

Universidade Federal da Bahia

Serviços Farmacêuticos serão oferecidos para pacientes usuários do Planserv

A Universidade Federal da Bahia, através da Faculdade de Farmácia, e o Planserv (Assistência à Saúde do Servidor Público Estadual) assinaram termo de cooperação técnica para implantação de serviços farmacêuticos para fornecimento de medicamentos a fim de garantir a plena adesão dos pacientes do plano aos tratamentos prescritos. De acordo com o documento formalizado no último dia 22/03,  o fornecimento começará no próximo mês de abril e inicialmente, serão contemplados beneficiários que usam medicamentos para tratamento da Hepatite C. 

 

A melhoria da assistência farmacêutica prestada, a redução dos impactos de problemas relacionados com medicamentos e o aumento da qualidade de vida dos pacientes estão entre os benefícios esperados com a cooperação estabelecida entre as instituições.  No convênio com a UFBA, o Planserv ficará responsável pela aquisição dos medicamentos, através de processo licitatório (Registro de Preço) e a Faculdade de Farmácia pela dispensação e acompanhamento farmacoterapêutico.  

Para a faculdade, a assistência farmacêutica aos pacientes portadores de doenças crônicas permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, com o intercâmbio de conhecimentos teórico-práticos que contribuirão para a qualificação da formação dos estudantes do curso de Farmácia e para o aprimoramento da relação entre o futuro profissional e a sociedade. 

Segundo diretora da unidade, a professora Tânia Barros, “será um serviço de farmácia humanizado onde os profissionais farmacêuticos trabalharão oferecendo não só os medicamentos, mas toda assistência de modo a garantir os melhores resultados terapêuticos aos pacientes, servindo de campo de prática para a formação dos alunos. ”

“É uma parceria muito importante para o Planserv, que terá sua própria unidade farmacêutica para atendimento dos pacientes, permitindo diminuir custos com a aquisição dos medicamentos, o que contribui para a sustentabilidade do plano”, acrescenta a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso.

Atualmente, o Planserv já assiste 29 pacientes portadores de Hepatite C, através de projeto-piloto iniciado em setembro de 2016. O projeto terá duas etapas, a primeira será realizada no CDO, no SAC Servidor – Boca do Rio e a segunda etapa, na Farmácia Universitária da UFBA e prevê o incremento gradual do número de pacientes em tratamento para a Hepatite C, bem como a inserção, paulatinamente, de beneficiários em uso de medicamentos para outras enfermidades que compõem o Programa de Assistência Farmacêutica do Planserv- Suporte Medicamentoso e Oncologia Ambulatorial.