FACULDADE

DE FARMÁCIA

Universidade Federal da Bahia

Equipe do LabTox-UFBA realiza Workshop sobre Técnica de Vitrificação Livre de Chumbo em Maragogipinho

 

 

O Workshop de Treinamento dos Oleiros de Maragogipinho sobre Técnica de Vitrificação Livre de Chumbo será realizado pelo Laboratório de Toxicologia (LabTox-UFBA) e  a Fundação Pure Earth, entre os próximos dias 10 a 13 de maio na Sede da AAMOM em Maragogipinho, Aratuípe.

O evento visa apresentar aos artesãos de Maragogipinho técnica de produção de cerâmicas vitrificadas livres de chumbo, aplicando compostos encontrados no mercado nacional e utilizando os fornos que já estão em uso na comunidade. Este evento é subsidiado pela organização não governamental americana Pure Earth, presidida por Daniel Estrada Sanchez e será conduzido pelo artesão especialista, Victor Alfredo Águila Sanchez, da Fundação Barro Sin Plomo do México.

Fundação Pure Earth tem por objetivo identificar e remediar solos contaminados em comunidades carentes em países em desenvolvimento, onde altas concentrações de contaminantes têm efeitos devastadores sobre a saúde da população. O LabTox (Laboratório de Toxicologia – UFBA), coordenado pelo Prof. José Antonio Menezes, vem estudando desde 2015 os impactos da utilização do chumbo em diversos compartimentos do meio ambiente e na saúde da população do distrito de Maragogipinho. Esses dois grupos se uniram com o mesmo objetivo de evitar a contaminação ambiental por chumbo que pode ter sérios efeitos na saúde da população local e dos consumidores contendo este metal tóxico.

O evento tem o apoio da AAMOM (Associação de Apoio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho) e da Prefeitura Municipal de Aratuípe.