A Faculdade de Farmácia foi instituída como unidade de ensino autônoma da Universidade Federal da Bahia em 1949. Antes disso, foi disciplina acadêmica (1816), ampliou-se para curso (1832) e depois transformou-se em uma escola anexa à Faculdade de Medicina (1891) por 58 anos até o seu desmembramento. Tal avanço ocorreu em virtude dos esforços empenhados pelo professor Dr. José Carlos Ferreira Gomes junto aos representantes parlamentares da Bahia.
Hoje a unidade universitária conta com mais de 3 mil m² de área útil, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, uma ampla área administrativa, auditório, núcleos, centro de referência em serviços de saúde, comitê de ética em pesquisa, departamentos, programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), 6 salas de aula e 45 laboratórios. Além disso, anualmente são oferecidas 140 vagas para o curso diurno e 45 para o curso noturno.
O propósito desta para com a sociedade é formar profissionais de excelência, responsáveis e éticos. Por isso, os cursos estão sempre alinhados com as novas diretrizes curriculares, a fim de proporcionar uma formação acadêmica com sinergia entre o conhecimento científico e as demandas do mercado profissional. Para conhecer mais sobre o funcionamento e as normas da Faculdade de Farmácia, acesse o Regimento Interno.