Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade de Farmácia (CEP/FAR/UFBA) foi constituído formalmente com a nomeação e publicação pela Diretoria da Faculdade de Farmácia da Portaria DIRFAR nº002/2014, na forma da Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde e da NORMA OPERACIONAL Nº 001/2013 deste CNS. Sua instalação ocorreu no dia 05 de novembro de 2014.

O CEP/FAR/UFBA é um colegiado interdisciplinar independente, criado com função pública, caráter consultivo, deliberativo, supervisor e educativo da pesquisa com seres humanos, que salvaguarda os interesses, a dignidade e a integridade psicofísica dos participantes desta, contribuindo para o contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades científicas dos Investigadores, das Instituições envolvidas e de seus próprios Membros, dentro dos mais elevados padrões da Ética e da Ciência.

A finalidade principal é avaliar previamente e acompanhar até o término as pesquisas em seres humanos, aprovadas pelo CEP/FAR/UFBA, principalmente sob os aspectos processuais e éticos, aqui incluídos os decorrentes da própria proposição científica anteriormente aprovada.

Prioritariamente, o CEP/FAR/UFBA analisará os projetos da Faculdade de Farmácia/UFBA. Em situações especiais, poderá analisar projetos oriundos de outros órgãos internos, faculdades ou instituições que forem encaminhados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP/MS.

O CEP/FAR/UFBA é composto por 7 (sete) Membros Titulares e quatro Suplentes com mandato de três anos. Os Membros poderão ser reconduzidos consecutivamente por igual período.

O Comitê se reunirá ordinariamente, uma vez em cada mês, onze vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação de seu Coordenador ou em decorrência do requerimento de um terço do Colegiado. 

 

Acesse aqui a Plataforma Brasil


Veja mais:

Manuais e orientações para submissão de Protocolos de Pesquisa;

Documentos obrigatórios para submissão de Protocolos de Pesquisa;

Modelos de documentos.