
A gestão sustentável pressupõe uma abordagem que tenha como referência alguns valores. O mais conhecido é o princípio dos 3R's (reduzir, reutilizar e reciclar) que visa diminuir a exploração de recursos naturais e o impacto ambiental das diversas atividades relacionadas com a vida em sociedade. Redução envolve ações e medidas para evitar o descarte de resíduos. Reutlização consiste no reaproveitamento antes do descarte ou da reciclagem. A Reciclagem, por sua vez, é a forma de reaproveitar os resíduos gerados ou parte destes, no mesmo ou em outro processo produtivo.
Nesse contexto, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), tem implementado ações estratégicas para a gestão responsável de resíduos sólidos por meio de uma política ambiental alinhada com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), da Associação Internacional de Gestão de Resíduos (ISWA) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).
As principais iniciativas envolvem a gestão adequada de resíduos perigosos e alguns programas como "Plástico Zero", "Recicla UFBA" , "Prover UFBA", "Pilhas e Baterias" e "Doação de Roupas". É importante ressaltar alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU presentes nessas ações, a saber: os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).