Estudante de Farmácia da UFBa e Embaixador da Juventude pela UNODC Brasil, Caio Medina, participou de Fórum em Nova Yorque

O Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), ocorrido nos dias 8 e 9 de abril de 2019, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) é um evento anual promovido pela Organização as Nações Unidas que reúne jovens de mundo todo sendo uma plataforma para se ouvir “novas vozes”, nas palavras do presidente da Assembleia Geral, António Guterrez. O evento debateu os desafios globais para minimizar desigualdades e promover comunidades mais sustentáveis e inclusivas. Ao lado de Caio Medina os estudantes Maria Eduarda Couto, de Pernambuco, Thanisia Cruz, de Ceilândia (DF), e Maurício Peixoto,  de Brasília representaram o Brasil nas discussões.

O chefe da ONU enfatizou que, acima de tudo, é importante investir em educação de qualidade e no trabalho decente para todos os jovens. Ele destacou que eles enfrentam altas taxas de desemprego e um sentimento de privação de direitos.  A ONU calcula que o mundo tenha 1,8 bilhão de jovens, sendo que 71 milhões estão desempregados e 161 milhões enfrentando pobreza moderada ou extrema.

O Secretário Geral da ONU chamou a atenção para os desafios da chamada quarta revolução industrial, marcada pelo impacto de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Segundo ele, esses efeitos incluem a perda de empregos, a demanda por habilidades novas e relevantes e o potencial enfraquecimento do contrato social.

O Programa Embaixadores da Juventude criado em 2016 tem como propósito capacitar jovens em contextos de vulnerabilidade social na temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo formado mais de 70 jovens em três edições.

Segundo Caio Medina, ter sido escolhido para participar do fórum recarregou suas convicções para reafirmar seus valores e aspirações.

“O ECOSOC é um fórum que reúne diversos representantes jovens de todas as partes do mundo para pensarmos juntos formas de alcançarmos a Agenda 2030. Participar desse evento representado o Brasil como Embaixador da Juventude pela UNODC foi uma experiência única. Pude conhecer realidades de diversos países e situações que o Google não é capaz de mostrar.Acredito que esse evento funcionou como um grande intercâmbio, pois sinto que aprendi muito com todos os jovens que estavam presentes, tendo a oportunidade de somar conhecimentos e habilidades para formular projetos que ajude, principalmente, comunidades carentes de Salvador. Foi realmente uma experiência única”.

Para Caio o Brasil tem hoje como maior característica, infelizmente, a violência, principalmente a violência contra homens, negros, jovens e pobres.

“Eu acho que venho aqui quebrando essa estatística sendo uma forte liderança, uma representatividade importante para todos, como eu, que estão passando por diversos problemas, enfrentando a criminalidade infelizmente nas portas das suas casas. enfrentando o tráfico de drogas. Eu estou aqui para mostrar que nós somos capazes. Que eles são capazes de alcançar tudo o que eles quiserem e todos os objetivos que eles tiverem. Eles podem alcançar, felizmente, positivamente. Eu sou o exemplo vivo disso.”

Os embaixadores da Juventude existem há 10 anos como oportunidade para que os participantes expressem opiniões, compartilhem ideias e pensem juntos sobre o que deve ser feito para alcançar as metas de desenvolvimento global.

Caio Medina fez parte da Escola Olodum, onde participou do curso de formação de lideranças afrodescendentes.