FACULDADE

DE FARMÁCIA

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Farmácia tem projeto aprovado no Programa SANKOFA

O servidor da Faculdade de Farmácia, técnico em Química e Fonoaudiólogo, Anderson Ferreira, participou da seleção e teve o projeto “ESPECIAIS - educação e saúde para pessoas especiais: cidadania, inclusão, acolhimento, igualdade de direitos e promoção da saúde” aprovado, no eixo Iniciação a Extensão Universitária.

O ESPECIAIS se propõem, baseando-se na necessidade de aproximação da Universidade com a sociedade, em especial da comunidade onde ela está inserida e suas redondezas, a facilitar a fluidez de conhecimentos, contribuindo para a qualidade de vida das Pessoas com Necessidades Especiais, no que diz respeito a sua saúde, sua educação e seu empoderamento. Baseado na interdisciplinaridade, o projeto atentará para os aspectos físicos, psicossociais e espirituais, entendendo que o corpo é um conjunto que precisa estar em harmonia para funcionar bem, visando o desenvolvimento dessa população.

A atuação do projeto se dará junto às escolas, instituições sem fins lucrativos, filantrópicas, orfanatos, entre outros, no sentido de construir dentro de um processo dialético de ensino-aprendizagem uma proposta de educação, de educação para a saúde e qualidade de vida, atentando-se para as variantes que interferem no processo educacional e atuando na redução desse "dano" na busca da melhoria da qualidade de vida. Segundo o Calendário da PROAE, as atividades iniciam no dia 01/06/2017. O projeto dispoe de duas bolsas, que serão preenchidas por estudantes matriculados na UFBA e com cadastro na PROAE, de qualquer curso, com preferencia para cursos de educação, saúde e humanas. Uma das vagas será preenchida especificamente por estudante de Fonoaudiologia.

O Programa SANKOFA, iniciativa da Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade - CAAED da PROAE, mantido com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES,  constitui-se em uma rede de ações nos campos da Pesquisa, da Extensão e da Gestão Universitária, voltada à formação acadêmica-profissional de estudantes de graduação, bem como à consolidação de novas estruturas universitárias que possibilitem a sustentabilidade da política de acesso e permanência no ensino superior.

Sankofa é um pássaro da mitologia africana que voa para frente, com a cabeça voltada para trás e carregando no bico um ovo. A articulação presente, passado, futuro encontra-se representada neste mito, levando a reflexão de que para transformar positivamente o futuro, é preciso no presente revistar criticamente o passado para que o que foi olvidado, encoberto, possa emergir e ser considerado. Desta sorte, Sankofa nos remete ao provérbio, dos povos de língua Akan da África Ocidental, “se wo were fi na wosan kofa a yenki” que quer dizer “não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”