Farmácia Universitária da UFBA realiza atividades de educação em saúde e oferece acompanhamento farmacoterapêutico

Com atividades dos projetos de extensão “Consultório farmacêutico” e “Promovendo o Uso Racional de Medicamentos na comunidade”, a equipe da Farmácia Universitária da UFBA em parceria com o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Assistência Farmacêutica (NEPAF), vem realizando na recepção do Laboratório de Análises Clínicas de Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFBA (LACTFAR), ações de educação em saúde e oferecendo serviços clínicos voltados para pessoas portadoras de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes e, também, para polimedicados.

A partir da experiência da realização de salas de espera iniciada na disciplina Estágio Modular II, sob coordenação da professora Joslene Barreto, esta ideia foi institucionalizada como atividade de extensão pela Farmácia Universitária. De acordo com a professora Joslene, que também coordena o Nepaf, “a sala de espera do LACTFAR é um rico espaço para a promoção da saúde e também para aprendermos e conhecermos sobre as necessidades da população usuária do SUS de nossa cidade. A institucionalização pela Farmácia Universitária vai contar sempre com a parceiria total do Nepaf”. Para a coordenadora da Farmácia Universitária, professora Edith Cristina Laignier Cazedey, “todas estas atividades, tanto de caráter coletivo quanto as individuais, são realizadas na perspectiva da valorização da pessoa e do autocuidado, do estímulo ao uso racional de medicamentos e contribuem para uma formação humanista, crítica e reflexiva ao aproximar os estudantes de Farmácia do cuidado farmacêutico”.

A equipe dos projetos “Consultório farmacêutico” e “Promovendo o Uso Racional de Medicamentos na comunidade” conta com os(as) farmacêuticos(as) Amanda Teles (coordenadora), Cinara Vasconcelos e Marcelo Tavares; as professoras Edith Cristina e Joslene Barreto; e a graduanda Rosana da Silva Pereira. Segundo o farmacêutico Marcelo Tavares, “as atividades de sala de espera demonstram o quanto a população é carente de informações e o quanto o farmacêutico pode contribuir para o uso otimizado e consciente dos medicamentos”.

As atividades de salas de espera com os pacientes do LACTFAR ocorre todas as terças e quintas-feiras, abordando temas como: cuidados com a utilização e o armazenamento dos medicamentos, riscos da automedicação, medicamentos falsificados, descarte adequado de medicamentos, uso de chás e fitoterápicos, medicamentos genéricos, acesso aos programas de medicamentos do SUS, entre outros. Além destes temas, especialmente no mês de outubro, incluíram-se tópicos sobre a saúde da mulher, medicamentos anticoncepcionais, câncer de mama, autocuidado e divulgação dos locais onde estão ocorrendo os mutirões de mamografia pelo SUS em Salvador-Bahia.

Durante a realização das atividades de sala de espera, os usuários são informados sobre a oferta do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico individualizado e os interessados preenchem uma ficha de pré-inscrição. Através de contato telefônico, o atendimento, que acontece todas as quartas feiras, é agendado pela equipe. Desde seu início, já foram realizadas cerca de 30 atividades de sala de espera, atingindo mais de 700 pacientes. Já o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico tem 38 pré-inscritos e 14 pacientes em acompanhamento, até o momento. Sobre o acompanhamento farmacoterapêutico, a farmacêutica Amanda Teles menciona que “esta é uma ação em que farmacêutico e paciente firmam um compromisso de modo a alcançar os melhores benefícios da terapia instituída.” Afirma também que “O serviço prestado pelo projeto Consultório Farmacêutico, apesar de recente, já tem trazido resultados positivos para os usuários de medicamentos, colaborando para um maior controle das doenças crônicas não transmissíveis, causa importante de mortalidade no mundo”.

Por:  Amanda Teles, Edith Cazedey, Joslene Barreto e Marcelo Tavares.