Laboratório de Bromatologia mantém acreditação do INMETRO

O Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Farmácia – UFBA, Coordenado pela Professora Drª Rosemery Duarte de Carvalho e tendo como Vice Coordenadora a professora Drª Eliete da Silva Bispo e a Gerente de Qualidade Sandra Maria Souza Martins, recebeu a acreditação pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em  junho de 2016, o que veio consolidar o Sistema de Gestão da Qualidade, o reconhecimento e a valorização do compromisso na prestação de serviços qualificados. O Laboratório de Bromatologia, é o primeiro do estado da Bahia a ser acreditado pelo INMETRO para a realização de ensaios em bebidas alcoólicas, não alcoólicas e vinagres, sob número CRL Portaria nº 343, de 18 de setembro de 2014 e número CRL 1.042, no entanto também desenvolve atividades de Extensão realizando análises físico-químicas e microscópicas em alimentos.

A acreditação se configura como uma ferramenta que, em escala internacional é utilizada para gerar confiança aos serviços prestados pelas empresas, portanto o Laboratório, de Bromatologia tem o aval de qualidade fornecido pela Coordenação Geral de Acreditarão (CGCRE/ INMETRO), o que garante a credibilidade dos serviços prestados, tendo com base a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

Em 07 de abril de 2017, o Laboratório, foi auditado pelo INMETRO para reavaliação visando a manutenção da Acreditação, com o resultado favorável à manutenção. Diante deste fato o Laboratório de Bromatologia continua com o convênio firmado entre o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Registra-se que foi fundamental a união dos esforços somados entre o Laboratório de Bromatologia, a Direção da Faculdade de Farmácia e a Reitoria da Universidade Federal da Bahia, para que o atendimento das exigências estabelecidas pelo Órgão Acreditador (INMETRO).

Com a manutenção da acreditação do INMETRO, o Laboratório de Bromatologia continuará oferecendo serviços de análises como: determinação de teor alcóolico, densidade relativa, pH, acidez volátil, acidez total, açúcares, extrato seco, metanol, anidrido sulfuroso, cor, aspecto entre outros. Os resultados destes testes indicam possíveis fraudes, comprometimento das características organolépticas, classificação equivocada dos vinhos e ainda processos de fabricação inadequados, sendo fundamentais para a Segurança dos Alimentos e imprescindíveis para a Segurança dos Consumidores.