Programa Farmácia da Terra realiza V Curso de Extensão em Fitoterapia e Outras Práticas Complementares

No último fim de semana, dias 04 e 05 de maio 2018, ocorreu o encerramento do V Curso de Extensão em Fitoterapia e Outras Práticas Complementares, oferecido pela Farmácia da Terra, com o apoio do Departamento do Medicamento, da Diretoria da Faculdade de Farmácia e da Pró- Reitoria de Extensão da UFBA.

O curso de 60 horas organizadas em 5 módulos, (3 teóricos e 2 práticos), em que discute o conteúdo das atuais Políticas Públicas de Saúde para a implantação da Fitoterapia no SUS, ação terapêutica de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, as bases da Homeopatia e da Medicina Ayurvédica- Indiana. Dos 2 módulos práticos, o primeiro visa elaboração de preparações extemporâneas com insumos vegetais tais como: tinturas para manipulação de sanativo curativo, gel adstringente após barba, gel e pomada de arnica, shampoo contra queda de cabelos, repelente de insetos com óleo de citronela. O segundo módulo prático refere-se ao cultivo de plantas medicinais, o preparo dos substratos, a importância do adubo, formas de preparo dos diversos tipos de mudas, formas corretas de podas e elaboração de espirais e mandalas com espécies aromáticas, condimentares e medicinais.

O curso tem a participação dos professores Milleno Dantas  e Mara Zélia de Almeida, da Faculdade de Farmácia UFBA, e do professor Martins Cerqueira, do Instituto de Química.  Atuam também como colaboradores externos os farmacêuticos André Pinto e Mayara Queiroz. O certificado é emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.

Nesse último curso, a aula sobre cultivo e método de manejo das plantas medicinais foi especialmente produtiva e agradável, realizada Jardim de Plantas Medicinais. Este novo espaço, situado ao lado do prédio da Faculdade de Farmácia, vem proporcionando melhores condições para a nossas práticas.

A coordenação do curso agradece a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI) pelo apoio constante a manutenção do nosso horto, bem como a parceria com a Profa. Zenis da Rocha do Instituto de Química que produz e nos fornece adubo de ótima qualidade, pelo método de compostagem por biogestão.

A VI edição do curso está com as inscrições abertas. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo e-mail : pgfarmac@ufba.br ou Telefone do FARterra- 3283 6908.