Pesquisadora da Universidade de Quebec faz palestra sobre Segurança Alimentar e Contaminantes Ambientais na Faculdade de Farmácia

Pesquisadora da Universidade de Quebec Dra. Myram Fillion, UQAM,  faz palestra na Faculdade de Farmácia, UFBA dia 11 próximo às 11h a convite do LabTox.

Uma das principais formas pelas quais as pessoas se conectam ao seu meio ambiente é através de sua dieta, e compreender as interações complexas entre a saúde e o meio ambiente através do sistema alimentar é um desafio significativo. Através de abordagens ecossistêmicas da saúde, Myriam Fillion desenvolve metodologias holísticas para abordar questões de saúde ambiental associadas à dieta local, de forma a incentivar a interdisciplinaridade e a participação das comunidades, integrando questões equidade social e de gênero. Sua pesquisa trata de segurança alimentar e de a exposição a contaminantes, com foco na população Inuit do Ártico canadense e na população tradicional ribeirinha na Amazônia Brasileira.

Formada em ciências ambientais na Universidade do Quebec em Montreal (Canadá), Myriam Fillion completou pesquisas pós-doutorais na Universidade de Ottawa e na Universidade Laval, ambas no Canadá. Ela é professora adjunta no Centro de pesquisa interdisciplinar em saúde, bem-estar, sociedade e meio ambiente (CINBIOSE) da Universidade do Quebec em Montreal.