FACULDADE

DE FARMÁCIA

Universidade Federal da Bahia

1º Conferência Livre preparatória em Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica é realizada em Salvador

O Conselho Regional de Farmácia da Bahia e o Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia- SINDIFARMA, realizaram a 1ª Conferência Livre em Ciência Tecnologia e Assistência Farmacêutica da Bahia, como etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

O evento ocorreu no dia 25 de maio no Centro de Convenções do Hotel Porto Belo, em Ondina.

Compuseram a mesa de abertura Dra. Silvana Leite (Escola Nacional de Farmacêuticos), Dra. Daniela Nunes Vitor (Diretora da Assistência Farmacêutica da SESAB), Dra. Soraya Amorim (vice presidente do SINDIFARMA), Dr. Mário Martinelli (Presidente do CRF-Ba),  professora Tânia Barros (Diretora da FaCFAR-UFBA), professora Marilda Gonçalves (presidente da FIOCRUZ-Ba) e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-Ba).

 

A Conferencia promoveu discussões nos eixos temáticos: I- Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (professora Silvana Leite); II – Saúde como Direito (Dr. Ronald F. Santos / Presidente da Fenafar); III – Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (prof. Francisco Pacheco / Uneb) e  IV– Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS (prof. Rafael Damasceno).

Os eixos temáticos da 16ª Conferência Nacional de Saúde contribuíram para a reflexão sobre a importância dos Farmacêuticos e toda a comunidade que se utiliza dos Serviços Farmacêuticos no SUS, nas Drogarias, da Indústria de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos, nos Laboratórios Clínicos, nas Salas de Aula das Faculdades, nas Farmácias de Manipulação, nas Distribuidoras e Transportadoras de Medicamentos e Insumos, na Vigilância Sanitária e Epidemiológica, na defesa do nosso maior patrimônio nacional, o Sistema Único de Saúde.

A Conferência Livre é um espaço para a participação da comunidade, dos farmacêuticos e demais atores da sociedade e da saúde pública, imprescindível para a formulação de  propostas que garantam as ações da Assistência Farmacêutica e a soberania do país na produção de medicamentos e seus insumos, com regulação e monitoramento do mercado farmacêutico e com desenvolvimento, valorização, formação, fixação e capacitação de recursos humanos assegurando-a como parte integrante da Política Nacional de Saúde.