Faculdade de Farmácia obtêm conceito 5 (máximo) no ENADE 2016 e 4 Estrelas na avaliação do Guia do Estudante

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que em 2016 avaliou os cursos da área de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A participação na prova é obrigatória, ou seja, sem ela, o universitário não obtém o diploma de conclusão.  Em 2016 foram 216.064 estudantes inscritos, 4.300 cursos avaliados de 997 universidades, faculdades e centros de educação avaliados. A cada ano, o exame analisa um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

Os resultados divulgados apontam que apenas 6% do total das instituições de ensino avaliadas atingiram o conceito 5. As federais tiveram 43% das instituições com conceito 4 e 16% com o conceito 5. Enquanto isso, nas privadas, os percentuais foram, respectivamente de 19% e 3%. A Faculdade de Farmácia da UFBA obteve o Conceito Enade 5, deixando a Direção da Unidade, docentes, discentes, servidores e colaboradores muito orgulhosos deste resultado.

Nesta edição foram avaliados cursos das áreas de saúde, das ciências agrárias e áreas afins (de ambiente e saúde, de produção alimentícia, de recursos naturais, militar e segurança). Além de Farmácia, os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia estão entre os bacharelados avaliados.

Outra grande ótima notícia para nossa unidade é que na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da editora abril no ano de 2017 o curso de Bacharelado em Farmácia da UFBA (campus Salvador) recebeu o selo 4 estrelas, que constará na publicação GE Profissões Vestibular 2018.

Parabéns a toda comunidade acadêmica, especialmente aos discentes que submeteram ao exame.