No dia 8 de maio o projeto institucional da Farmácia Universitária foi apresentado a comunidade acadêmica, em evento aberto ocorrido no Auditório da unidade.
A Farmácia Universitária, também denominada Farmácia Escola, é um estabelecimento de saúde que oferece serviços farmacêuticos ao indivíduo, família e comunidade, de modo a contribuir para a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde e para o uso racional de medicamentos. É um cenário de prática diferenciado de ensino e aprendizagem, que desenvolve atividades relacionadas aos medicamentos industrializados e magistrais, previsto no Projeto Pedagógico do Curso, com caráter formador, inovador e comprometido com a ética e a qualidade da educação farmacêutica. Trata-se, também, de um local de pesquisa e extensão, sendo obrigatório estar em conformidade com as legislações sanitária, profissional e trabalhista vigentes. No contexto da educação interdisciplinar, corresponde a um cenário que favorece a formação do farmacêutico para atuar em equipes multiprofissionais, participando de ações integradas aos demais níveis de atenção à saúde.
A Resolução nº 610/2015 do Conselho Federal de Farmácia regulamenta as atribuições do farmacêutico na Farmácia Universitária, entendendo este espaço como laboratório didático-especializado, que integra teoria e prática profissional, dando suporte ao desenvolvimento de competências indispensáveis ao atendimento das necessidades de saúde do paciente, família e comunidade. A Farmácia Universitária deve propiciar integração das diversas áreas de conhecimento que compõem o curso de graduação em Farmácia. Constitui, assim, um cenário de vivência profissional que reforçará o processo de aprendizagem e a avaliação formativa, na busca pela melhoria da qualidade da educação farmacêutica.
Após intensas discussões, foi finalizado o projeto da Farmácia Universitária da FFAR/UFBA, que abarca a manipulação de medicamentos alopáticos e homeopáticos, para uso humano e veterinário e a dispensação de medicamentos industrializados.
Na primeira etapa do projeto, será estruturada a farmácia para a dispensação de medicamentos industrializados, tendo em vista o convênio firmado entre a UFBA e o Planserv para atendimento de pacientes portadores de hepatite C e em tratamento oncológico, matriculados em seu programa de assistência farmacêutica. Na etapa 2 serão estruturados os laboratórios de manipulação de medicamentos. Os recursos para a execução da etapa 1 foram garantidos através de emenda parlamentar encaminhada pela Deputada Federal Alice Portugal, farmacêutica formada pela FFAR/UFBA. Todo projeto arquitetônico já foi concebido e encontra-se em análise final pela Vigilância Sanitária estadual. A licitação para execução da reforma do espaço está prevista para ser publicada em julho de 2017 pela Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da Ufba.
Atualmente a equipe de farmacêuticos e professores está desenvolvendo o projeto piloto no Centro de Diabetes e Obesidade (CDO) do Planserv localizado no SAC-Servidor da Boca do Rio. Este local pacientes portadores de hepatite c receberão os medicamentos e terão acompanhamento farmacoterapêutico garantidos. Somente após toda execução da obra de reforma o atendimento será deslocado para a FFAR/UFBA.