A Faculdade de Farmácia, consciente de sua responsabilidade com a formação permanente do farmacêutico, iniciou, em 1998, um programa de capacitação para desenvolvimento de atividades de estudo, pesquisa e assessoria técnica aos serviços de saúde através do Centro de Estudo em Assistência Farmacêutica (CEAFAR), e criou um Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Assistência Farmacêutica com foco em gestão.
O CEAFAR transformou-se em um Núcleo de Estudo e Pesquisa em Assistência Farmacêutica (NEPAF), certificado pela Universidade Federal da Bahia e pelo Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq, em 2004. A partir desse reconhecimento e obtenção de financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, o NEPAF desenvolveu um modelo metodológico para avaliar a gestão da Assistência Farmacêutica nos serviços públicos.
Tal modelo foi aplicado em dois municípios baianos como estudo piloto e, para sua validação, contou com a contribuição e análise de profissionais da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, do Ministério da Saúde do Brasil e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, além de farmacêuticos de Secretarias Estaduais de Saúde. Desde então, o modelo tem sido difundido em vários municípios da Bahia e de outros estados brasileiros.